quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Calçadão no Gonzaga


O vereador Geonísio Pereira (Boquinha) alertou sobre a situação da Rua Othon Feliciano, o calçadão do Gonzaga. Considera estar aquele corredor uma vergonha, abandonado. Com uma obra de três anos inacabada, o caso é sério pois moradores de rua vivem ali dia e noite.

Situação também grave é a do hotel onde está instalado o McDonald's. Ele enfatizou que há necessidade de que o Setor de Fiscalização intime a Savoy, construtora paulista proprietária do imóvel, para proceder a restauração urgente do prédio, que, inclusive, oferece risco de queda das janelas sobre os transeuntes.

O Gonzaga é o cartão postal da cidade. Todos os turistas passam por ali devido aos shoppings, praia, cinemas, restaurantes, etc.

ENQUETE:

Santistas, dê-nos a sua opinião. Quais melhoramentos deveriam ser realizados no Gonzaga para torná-lo mais atraente ao turista? Gostaríamos da sua participação.

Envie-nos sua resposta pelo nosso e-mail nossasantosalerta@gmail.com  ou mensagem  inbox pela nossa página no Facebook.

Obrigada.

Trabalhando unidos...





quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Sexta Sessão Ordinária da Câmara

Na Tribuna Cidadã fizeram uso da palavra:
O presidente da Associação Santos de Surf, Sr. Reginaldo Ferreira Lima, apresentando os membros da nova Diretoria e prestando contas de sua atuação.
O presidente do Sindicato da Estiva, Sr. Rodney da Silva, comentando sobre problemas do porto de Santos.

Na galeria marcaram presença, mais uma vez, os funcionários da Usina de Asfalto da Prodesan. Os vereadores Fabricio Cardoso,  Audrey Kleys e Telma de Souza manifestaram apoio e o vereador Geonisio Pereira Aguiar (Boquinha) propôs uma CEV para discutir o assunto juntamente com o presidente da Prodesan. 

A vereadora Telma de Souza, atual presidente da Comissão Permanente de Saúde,  sensível aos inúmeros problemas, protocolou no dia 16.02.17 junto ao Ministério Público Estadual, um pedido de instauração de inquérito civil para que o órgão competente analise a má prestação de serviços e irregularidades nos equipamentos municipais dessa área. Dentre os questionamentos está, também, a situação caótica da saúde mental em Santos.

Dentre os trabalhos apresentados na sessão, destacamos;
A moção de repúdio ao Sr. Alcídio Michael Ferreira de Mello, ex-secretário de Esportes, solicitada pelo vereador Rui Sérgio Gomes de Rosis. Segundo o vereador o ex-secretário chamou-o de oportunista numa entrevista.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

5ª Sessão Ordinária - 16/02/2017


Na galeria, trabalhadores da Prodesan fizeram manifestação contra possível venda da Usina de Asfalto. Os vereadores solidarizaram-se com os trabalhadores. O vereador Sérgio Santana irá propor na próxima sessão, uma moção de apoio para que, caso isso aconteça, os trabalhadores sejam reaproveitados pela Prefeitura.   


A vereadora Telma solicitou informações ao Executivo sobre o assunto. O requerimento foi anexado ao da vereadora Audrey Kleys que, na sessão anterior, já havia feito questionamentos sobre o caso.  

   O vereador Chico Nogueira manifestou indignação com o fechamento da  única agência do Banco do Brasil na Zona Noroeste, o que prejudicará muito os moradores. Disse que  há a necessidade de se verificar  junto ao governo Federal a fim de se obter uma rápida resposta sobre o assunto.

Entre as várias proposituras destacamos:

Requerimento da vereadora Telma de Souza, questionando se a Prefeitura reconhece que esposas de funcionários do primeiro escalão foram nomeadas para cargos comissionados. O presidente da Comissão Permanente de Fiscalização, vereador Fabrício Cardoso, convocou reunião para segunda feira, dia 20.02 para discutir essa denúncia de nepotismo. 

A população precisa participar dessa reunião pública! Não adianta somente reclamar!  Acontecerá na sala Rony Dutra de Oliveira, localizada ao lado do Plenário Oswaldo de Rosis, 1º andar do Castelinho. Dia 20 de fevereiro às 15,30h.
                     
                 
Diversas CEVs (Comissões Especiais de Vereadores) foram constituídas e destacamos:
CEV para acompanhar todos os projetos institucionais da CDHU
CEV para acompanhar e debater os projetos da DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias)                  
                            
O fechamento do escritório da SPU (Superintendência do Patrimônio da União no Estado de São Paulo) suscitou também comentários entre os vereadores. Adilson Junior frisou a importância de se manter o escritório em Santos com poder  real  de Superintendência.



Dessa vez, outro vereador sumiu no meio da sessão, será que foi furtado








quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

4ª Sessão da Câmara Municipal - 13/02/2017


O fechamento  do Pronto Socorro da Zona Noroeste foi tema de debates, entre os vereadores, no início da sessão. O fato ocorreu no sábado, 11/02, por uma hora. A causa alegada foi falta de funcionários.





O vereador Manoel Constantino propôs requerimento solicitando que o Executivo informe o número de médicos lotados no Pronto Socorro e no Hospital da Zona Noroeste.







Na Tribuna Cidadã, o ex-vereador Dr. Evaldo Stanislau  também falou sobre os problemas no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste.  Representando o Grupo Esperança, enfatizou a melhoria do que  já existe no sistema de saúde do Município.




Destaque :  Projeto de Lei proposto por Telma de Souza, tornando obrigatória a realização de audiências públicas antes da concessão de aumento das tarifas de empresas públicas prestadoras de serviços ao Município.

   

O Núcleo Poseidon de Canoagem Havaiana também compareceu na galeria. Solicitaram apoio aos vereadores pois, por uma decisão do Ministério Público, vão ter de retirar suas canoas de rampa na Ponta da Praia, tornando muito difícil a prática do esporte, inclusive podendo causar até mesmo o fim do esporte aqui em Santos.








E ele foi abduzido?    ...









Abaixo, alguns cartazes de manifestantes da galeria, sempre de olho no que acontece nas sessões:


























                                             




sábado, 11 de fevereiro de 2017

3ª Sessão da Câmara

Em 09.02.2017, quinta feira, algumas comissões foram constituídas:

1) CEV (Comissão Especial de Vereadores) para tratar da revitalização e urbanização dos armazéns de 01 à 08, na região do Valongo.
2) CEV para debater a regularização e fomento das instituições voltadas à educação de crianças de 0 a 5 anos.
3) CEV para revisar a legislação do Plano Diretor e as legislações pertinentes.

Algumas CEVs propostas:
1) CEV com a finalidade de tratar de todos os aspectos relativos as feiras-livres do município.
2) CEV com a finalidade de tratar de assuntos relacionados à rua do peixe.
3) CEV com a finalidade de tratar da revitalização do mercado municipal e seu entorno.





O vereador Chico Nogueira cobrou explicações quanto a reforma do Complexo  Esportivo Rebouças em obras desde 2014.










Dentre as proposituras apresentadas pelos vereadores, destacamos:
Projeto de lei da vereadora Audrey Kleys "Escola Saudável Santista", cujo objetivo é aproximar e integrar a saúde para crianças da rede municipal de Santos.










Requerimento do vereador Adilson Junior, questionando o executivo a respeito de alguma alternativa para as crianças que não mais poderão frequentar o Projeto Guri, face o anúncio da transferência do projeto da zona noroeste para a Cadeia Velha.





O vereador Fabrício Cardoso, em requerimento ao
executivo, pede informações sobre a realização de
vistorias periódicas para manutenção dos sanitários
da orla.
Seu projeto abaixadores de língua
(embalados individualmente) foi aprovado pela Câmara.
Um benefício, sem dúvida, para a população atendida
nas unidades municipais de saúde.
No projeto 16/2017, acrescenta parágrafo ao artigo 17
da lei municipal 2947, que obriga organizações sociais
a disponibilizarem prestações de contas em páginas
na internet, quando receberem dinheiro, bens e valores
públicos através do município.
Também indicou fiscalização rigorosa sobre a prática
do "turismo de um dia".






O vereador Rui de Rosis solicitou informar quais providências estão sendo tomadas para minimizar o crescente número de moradores de rua nos jardins da orla e praças da cidade.








                                            Abaixo, alguns cartazes de manifestantes.






quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Segunda sessão da Câmara 2017

A Tribuna Cidadã, um instrumento para dar voz à população, acontece nas sessões das segundas- feiras. No dia 06.02, estiveram presentes:
1- O representante da Associação Brasileira de Ciclistas, Jesse Teixeira Félix,  que solicitou a reabertura da CEV das Bicicletas (Comissão Especial de Vereadores).
2- A representante da Associação Assistencial Caritas, Gabriela Roma Andrade dos Santos que briga pelos direitos dos surdos de Santos.
Reivindicações de manifestantes na galeria. Anexos os cartazes abaixo.

Diversas proposituras foram apresentadas pelos parlamentares. Alguns vereadores solicitaram explicações referentes a contratos efetuados pelo executivo  com empresa de limpeza urbana. Foi questionado quanto ao órgão responsável pela fiscalização dos permissionários da Rua Dona Áurea González (rua do peixe na Ponta da Praia).
O vereador Chico Nogueira, aplaudido pelos manifestantes da galeria apresentou requerimento para a constituição de uma comissão especial de vereadores para acompanhar e garantir a função cultural da Cadeia Velha.Vários vereadores subscreveram a proposta.
O vereador Lincoln Reis apresentou diversos requerimentos solicitando melhorias nos morros.
O vereador Augusto Duarte Moreira Neto apresentou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação dos canais da Ouvidoria Pública nas repartições, obras públicas e carnês de impostos no município de Santos.







Saiba.....





domingo, 5 de fevereiro de 2017

Proposituras da 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santos



Relacionamos abaixo algumas  proposituras de vereadores que nos pareceram mais importantes para nossa cidade.

Vereadora Audrey Kleys 
- PROJETO DE EMENDA À LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO 0002/2017 (encaminhado à Diretoria Jurídica)
  Resumo: Destina 15% de Verba reservada aos Vereadores para ações e serviços exclusivos da Rede Municipal de Educação.  

Vereador Kenny Mendes
-PROJETO DE LEI 0002/2017 ( encaminhado à Diretoria Jurídica)
 Resumo: Cria o PROGRAMA HORTA SOLIDÁRIA URBANA em terrenos baldios privados.
-REQUERIMENTO 1/2017
Solicita ao Executivo a implantação de projeto para que todas as farmácias de Santos  possam distribuir remédios aos pacientes do SUS.
-REQUERIMENTO 2/2017
Solicita ao Executivo estudos visando que hospitais particulares  possam realizar exames a fim de diminuir as filas nas policlínicas e hospitais públicos.

Vereador Adilson dos Santos Júnior
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR 1/2015
Câmara aprova, em primeira discussão, projeto que autoriza executivo a conceder isenção de IPTU para imóveis atingidos por enchentes na Zona Noroeste. Essa medida é apenas autorizativa e o prefeito pode ou não dar a isenção.




sábado, 4 de fevereiro de 2017

Primeira Sessão Ordinária de 2017

     NossaSantos esteve no dia 2 de fevereiro, quinta feira, na primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal. O presidente da Casa, vereador Adilson dos Santos Júnior (PTB) empossou os suplentes Geonisio Aguiar, o Boquinha (PSDB), Jorge Vieira, o Carabina (PSDB) e Braz Antunes (PSD),  nas vagas deixadas por Sadao Nakai (PSDB) nomeado Secretário de Esportes, Cacá Teixeira (PSDB), Secretário  Municipal de Gestão e Hugo Duppre, presidente da Fundação Pro-Esporte, a FUPES.

     Algumas proposituras foram encaminhadas pelos vereadores à mesa Diretora.

     Na galeria, alguns grupos de manifestantes exibiram faixas de protestos reivindicando providências. Anexamos aqui os dizeres de algumas delas.