quinta-feira, 30 de março de 2017

Audiência Pública - Plano Municipal de Políticas para as Mulheres em Santos

A audiência foi realizada em 23.03.2017, no auditório Zeny de Sá Goulart, na Câmara Municipal. Foi promovida pela vereadora Audrey Kleys, presidente da Comissão Permanente da Defesa dos Direitos da Mulher. Compuseram a mesa de trabalhos, o vereador Sérgio Santana, o Sr. Nicola Margiotta Jr., chefe de Departamento de Cidadania, representando o Secretário Municipal de Relações Institucionais da Prefeitura, Dra. Claudia Regina Mendes Carvalho, advogada coordenadora da Comissão Especial de Mediação e Práticas Colaborativas da OAB Santos e membro titular da Comissão Municipal da Paz,  Sra. Conceição Dante, presidente do COMMULHER, Sra. Liliane Claro Resende, coordenadora do trabalho de Justiça Restaurativa da Secretaria de Educação e a Sra. Diná Ferreira Oliveira, coordenadora de Políticas para a Mulher  ligada à Secretaria de Relações Institucionais.

Audrey Kleys
Segundo a vereadora Audrey, o Plano Municipal, já foi apresentado em 2016. O retorno da discussão sobre o mesmo tem como objetivo o acompanhamento da execução pela Prefeitura. O que se quer questionar é sobre a fase de implementação desses projetos. O plano foi elaborado pelo COMMULHER, juntamente com as comunidades, nas diversas pré-conferências. Os de maior relevância, na conferência principal,  inseridos para atualização. Após a sua publicação, é encaminhado às Secretarias pertinentes a fim de que as propostas sejam inseridas na LDO, Lei de Diretrizes Orçamentária , na  LO, Lei Orçamentária e ao PPA, Plano Plurianual. Essa é a forma  desses projetos serem colocados em prática.



O COMMULHER - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, presidida por Conceição Almeida Dante(foto ao lado), é um órgão deliberativo, normativo e fiscalizador de políticas públicas para as mulheres de Santos. Foi constituído há 15 anos. É composto por 12 representantes dos órgãos públicos e 12 representantes da sociedade civil e sociedade civil organizada.




A Sra. Elza Pereira dos Santos, do Clube Soroptimista Internacional Santos, pertencente ao Conselho, expôs o plano em detalhes. Mais assuntos foram abordados, os diversos tipos de violência contra a mulher, física, psicológica e cultural. A figura do opressor não foi deixada fora da pauta. Outros temas tiveram destaque na audiência, a Justiça Restaurativa nas escolas como ação preventiva, a saúde da mulher e a sexualidade.

Presente, também, na audiência estava a Drª Fernanda dos Santos Souza, atual delegada de defesa da mulher. Em seu depoimento, alertou que, para um atendimento mais humanizado, a Delegacia necessita de um assistente social e de um psicólogo. Foi argumentado, também, pela Sra. Maria de Lourdes, presidente da Associação Abrindo Fronteiras, da necessidade de intérprete de Libras, Língua Brasileira de Sinais utilizada por deficientes auditivos, nas delegacias e em outras repartições. As deficientes auditivas vítimas de violência, além do desespero, ficam restritas quanto à comunicação.

A vereadora Audrey Kleys deu um prazo para as respostas sobre o andamento desses projetos.

Constatamos a garra e a determinação transbordando de cada uma das participantes, contagiando a todos. As dificuldades foram apresentadas, mas essas mulheres não desistem!


            Finalizamos com uma frase proferida pela Drª Cláudia Regina:
      

     " Só se modifica o que é conhecido. O que não é conhecido, ignoramos... e isso acaba conduzindo o destino da Sociedade"










quarta-feira, 29 de março de 2017

15ª sessão Ordinária - 2703/2017


             
No começo da sessão o vereador Ademir Pestana informou que dia 28/03 começaria o Meta 30, também conhecido como Corujão da Saúde. Serão mais de 1.000 pessoas atendidas na Beneficência Portuguesa para realização de exames.  Também informou que sábado, dia 25/03, a UPA localizada na Rua Joaquim Távora, teve de fechar suas portas devido a um acúmulo de pessoas. Explicou que o Hospital Modelo de Cubatão  está fechado e os pacientes estão vindo para Santos utilizar os serviços de saúde da nossa cidade. Isto está causando sérios transtornos.



O vereador Chico Nogueira, em atenção à denúncia do blog Maria Vai Com As Outras, solicita às comissões competentes, audiência pública sobre a violência contra as mulheres que está ocorrendo em nossa cidade, principalmente em bairros mais centrais.



A vereadora Telma de Souza solicita, em requerimento, que sejam convidados para   explicarem sobre os alagamentos e falta de manutenção preventiva nos sistemas de drenagem e águas pluviais, os seguintes Secretários: Serviços Públicos de Santos, Sr. Carlos Alberto T. Russo; Infraestrutura e Edificações,  Sr. Ângelo José da Costa Filho;  Secretário do Governo, Sr. Rogério Santos e o coordenador da Defesa Civil de Santos, Sr. Daniel Onias Nossa.

Representantes da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais compareceram na galeria da Câmara para reivindicar ajuda aos vereadores, pois verba da Prefeitura pelos serviços prestados ao município ainda não foi  paga. 


O vereador Fabrício Cardoso, através de requerimento, solicita ao Prefeito Paulo Alexandre explicações sobre o não pagamento da subvenção à instituição referente ao mês de janeiro/2017. O tema foi amplamente debatido pelos vereadores. Não foi encontrada uma solução efetiva porém os vereadores vão se encontrar com o Prefeito para arranjarem soluções alternativas para sanar essa problemática.  




domingo, 26 de março de 2017

14ª Sessão Ordinária

Na sessão realizada em 23.03.2017 assuntos diversos fizeram parte da pauta. A desocupação da Casa Anchieta foi objeto da moção de apoio às famílias. Elaborada pela vereadora Telma de Souza, foi assinada pelos vereadores presentes. Havia um mandato de intimação pra que as mesmas desocupassem o imóvel no dia seguinte, em torno de 350 pessoas. A parlamentar disse que buscava um diálogo com a Prefeitura para disponibilizar uma estrutura e dar todo suporte necessário. Ainda durante a sessão, veio a notícia que o advogado das famílias havia obtido liminar que suspendia a desocupação. O comunicado foi festejado pelas pessoas que estavam nas galerias, que chegaram a se emocionar. Embora por tempo determinado, vem dar um fôlego para que consigam outro abrigo.

Sobre as últimas chuvas que inundaram a cidade, a vereadora, através de requerimento solicitou a convocação do Secretário de Serviços Públicos de Santos, do Secretário de Infraestrutura e Edificações, do Secretário de governo e Coordenador da Defesa Civil de Santos para prestarem explicações e  informarem quais medidas deverão ser tomadas. 

Ainda  sobre o assunto fizeram uso da palavra o vereador Rui de Rosis e o vereador Fabiano. O primeiro comentando sobre o alagamento do IML e o segundo sobre a falta de ações preventivas e maior planejamento da CET e da defesa civil nessas situações.

Não houve repasse da subvenção, no mês de janeiro, à  APAE. Através de requerimento, o vereador Fabrício Cardoso solicita  explicações à Prefeitura .

O vereador Adilson dos Santos Jr. apresentou um projeto de lei que institui o Programa da Nota Fiscal Premiada Santista. Além de estimular a emissão da nota fiscal, o programa prevê, também, o abatimento da dívida dos contribuintes.

Motivo de ampla discussão na ordem do dia, foi o projeto 12/2017 de autoria do Prefeito Municipal, que dispõe sobre a concessão de desconto para pagamentos de débitos de natureza tributária e não tributária inscritos na dívida ativa do município de Santos.  O vereador Banha disse que apresentará emenda para possibilitar parcelamento das custas judiciais nos Refis. Uma das finalidades do projeto, segundo o executivo, dentre outras, é conseguir recursos para conceder o reajuste salarial aos servidores. Coloca-se em discussão, embora o projeto se faça necessário aos cofres públicos, o caráter da medida, tal o constrangimento junto a população, em se conceder desconto ao mau pagador. A pergunta que fica é "qual a vantagem de pagar as contas em dia"?

Conforme determinação do poder judiciário, 6ª Câmara de Direito Público, o presidente da mesa, vereador Adilson Jr. fez a leitura parcial da decisão do agravo de instrumento interposto pelo Município contra o Sindicato dos Servidores. Deverão ser mantidos, integralmente, o atendimento em creches, serviços de atendimento urgentes da saúde da população e de outros  que coloquem em risco esse mesmo direito tais como: coleta de lixo, fornecimento de medicamentos, etc. 


sexta-feira, 24 de março de 2017

VEREADOR, RESOLVE ESSA PARADA: REBOUÇAS.


Tendo em vista a solicitação de alguns frequentadores, fomos visitar o Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças, situado na Praça Eng. José Rebouças s/n, Ponta da Praia. O que encontramos foi uma obra iniciada em outubro/2014, a construção de uma piscina olímpica. A obra está  parada já faz um ano, causando vários problemas aos moradores locais, e também aos que costumam frequentar o ginásio. Segundo jornal local, a demora deve-se à modificação do projeto original.


A grande preocupação é a água parada da piscina semi construída, que talvez seja um criadouro de larvas do Aedes aegypti. Esse mosquito transmite a dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Os agentes de saúde batem à nossa porta, rotineiramente, para fiscalizar nossos vasos de plantas. Sim, isso é necessário, mas será que estão esquecendo esse enorme reservatório de água? E com relação à obra - quanto tempo mais ficará parada? Esta é apenas uma das várias obras paradas em nossa cidade. As obras começam, o dinheiro acaba e as obras param. Ninguém  consegue resolver essa parada. Se os santistas não se unirem, a cidade também vai parar. Precisamos ficar vigilantes. Elegemos nossos vereadores para serem nossas vozes junto ao Executivo.
 

VEREADOR,   RESOLVE  ESSA PARADA!



PLACA  INFORMATIVA 


SERIA ESSA A CANCHA DE BOCHA?


"A PISCINA"




quarta-feira, 22 de março de 2017

13ª Sessão Ordinária

Realizada em 20.03.2017, o legislativo encerrou a sessão, mais cedo! 
Os líderes de bancada, segundo o Presidente da Câmara, Sr. Adilson Júnior, após conversa na sexta feira, com os representantes dos sindicatos e servidores, intermediaram a abertura do diálogo com o executivo. Foi marcada uma reunião pelo Prefeito, às 19:00 horas e todos os vereadores foram convidados a participar.

Ainda assim, alguns assuntos foram pautados.
O vereador  Fabiano da Farmácia fez um convite a todos os vereadores para a reunião da UVEBS (União dos Vereadores da Baixada Santista) que será realizada em 24.03.2017, na Câmara Municipal de Praia Grande.

Foram inúmeros os transtornos causados pela chuva intensa no último fim de semana. Um verdadeiro caos!  Na sessão, mencionamos as proposituras do vereador Antonio Carlos Banha Joaquim e José Teixeira Filho, nas quais, através de requerimento e indicações, respectivamente, pleiteiam informações e apontam a desobstrução e limpeza das galerias pluviais em algumas ruas.

Ainda sobre o temporal, foi veiculado no jornal "A Tribuna" de 19 do corrente mês, que a prefeitura promete obras como a construção de estações elevatórias, comportas, galerias, etc. A população santista espera que os vereadores fiquem de olho nessa promessa.



domingo, 19 de março de 2017

12ª Sessão ordinária

Realizada em 16.03.2017, foi palco de discursos acalorados dos parlamentares face à greve dos servidores.
                                                              
Horas antes do início da sessão, os manifestantes se reuniram em frente à Câmara, para pressionar os vereadores. Grande parte assumiu publicamente rejeitar qualquer proposta do executivo inferior à inflação. Nas galerias, sob a observação vigilante dos guardas municipais,  manifestantes clamavam por seus direitos. A vereadora Telma lembrou a paralisação geral do dia anterior contra a perda de direitos dos trabalhadores, especialmente a previdenciária. Criticou a convocação dos guardas municipais, qualificando-a como  desnecessária. Sobre o assunto, prontamente, o Presidente da mesa diretora, vereador Adilson Júnior, assumiu a responsabilidade pela  solicitação. Justificou sua atitude cautelosa para o bem e segurança de todos. Agiu de conformidade com a orientação do corpo de bombeiros a fim de evitar contratempos.




Destacamos duas proposituras de autoria do vereador Geonísio Pereira Aguiar:
- requerimento solicitando à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, informações sobre o cronograma de obras da "ETEC  Escolástica Rosa" e o progresso dos trabalhos realizados na mesma.

- votos de congratulações à psicóloga e psicoterapeuta, Sra. Andréa Vaz Mercki, pela matéria veiculada no jornal "A Tribuna", na coluna tribuna livre, em 14 do corrente mês (imagem abaixo). O artigo aborda o tema "Jovens e o abuso no consumo de álcool". Traz informações importantes aos pais.




quinta-feira, 16 de março de 2017

CET - COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TERRORISMO.

A CET Santos, infelizmente, nos últimos tempos, vem aterrorizando o munícipe! A Gestapo dos nazistas funcionava sem Tribunal, decidindo sobre as sanções que deveriam ser aplicadas. O acusado não tinha direito à defesa!
Sem sustos! A nossa CET garante recurso! Mas... 95% deles são indeferidos. Isso mesmo...95%. Uma verdadeira indústria de multas! Sua função primordial deveria ser o planejamento. Semáforos, faixas de pedestres, sentido de direção, radares, entre outros, estudados e planejados antes de serem colocados em uso nas vias públicas. Como meta principal, a fluidez do trânsito para evitar os congestionamentos.

O cidadão está cansado de só pagar impostos e nada receber em troca. Ou pior, recebe...multas!
Na 8ª sessão ordinária da Câmara de Santos, de 4.3.2017 os vereadores iniciaram uma discussão sobre o tema CET.  Continuem ... a população agradece!               
                    
                      
CHEGA DA CET PRATICAR O TERRORISMO COM O SANTISTA. QUEREMOS UM TRÂNSITO MELHOR.                        
                 

Os cidadãos santistas saem todos os dias aterrorizados, não só com o trânsito caótico de Santos como também com a conduta dos agentes da CET. A fluência do trânsito e correta fiscalização dos reais infratores foram substituídas por ações vergonhosas e covardes dos agentes que multam rotineiramente os santistas que tentam trafegar pela cidade e cometem pequenas infrações que absolutamente não atrapalham em nada o bom andamento dos carros. Como por exemplo, parar numa guia rebaixada para ligar para a CET alertando-a de um sinaleiro quebrado. Foi o que aconteceu neste mês de março, uma quarta feira, 13 horas da tarde, confluência das avenidas Senador Dantas e Afonso Pena. O semáforo piscando no amarelo, ninguém sabia o que fazer e a colega de grupo não pode parar num local com rebaixamento de guia, que, diga-se de passagem, o que mais tem em Santos, com medo de ser multada. Ou a minha vizinha que, ao entrar na garagem do edifício, passou por cima de um pequeno pedaço da faixa zebrada e recebeu uma multa de mais de 500 reais por isso.  Sem contar que, por muitas vezes, após uma chuva não tão forte, diversos semáforos da Av. Afonso Pena deixam de funcionar, criando um verdadeiro caos. ONDE ESTÃO OS AGENTES DA CET NESSA HORA?
                      
CET, essa conduta não resolve o trânsito, só espalha terror, indignação e revolta ao santista.
A Gestapo também usava desse tipo de terrorismo com os judeus alemães. Estamos em guerra aqui? 

Essa situação precisa mudar. Queremos um trânsito mais fluido, agentes da CET nos locais de maior fluência de tráfego, principalmente na hora do rush, avisos intensivos antes de multar, e principalmente, a educação do infrator com palavras educadas.

O SANTISTA QUER RESPEITO POR PARTE DA CET. O RESPEITO DE UM TRÂNSITO FLUIDO E SEGURO. O RESPEITO DE UM TRATAMENTO HONESTO. O SANTISTA NÃO QUER MAIS VER O AGENTE DA CET ESCONDIDO ATRÁS DAS ÁRVORES MULTANDO. ISSO É VERGONHOSO.

FORA ROGÉRIO VILANI! PAGAMOS PARA GERIR  O TRÂNSITO E NÃO ATERRORIZAR O SANTISTA.


terça-feira, 14 de março de 2017

11ª Sessão Ordinária

Nessa Sessão, destacamos:

O vereador Rui de Rosis, pelo artigo 68, leu sua propositura sobre a situação em que se encontra a cidade, com a invasão de moradores de ruas e desocupados. O consumo de drogas nas praias e atos obscenos dentro dos banheiros dos postos oprimem os santistas, e ele irá trabalhar para o fim dessa situação.




O vereador Benedito Furtado requereu relação dos profissionais médicos que integram o funcionalismo da prefeitura, incluindo suas especialidades, cargas horárias semanais e horários e locais de trabalho onde atuam.













O vereador Fabiano Reis requereu ao executivo informar quantas doses da vacina de combate à febre amarela foram encaminhadas para Santos e quais unidades ainda dispõem de doses.
... A doença está se alastrando... será que a população santista está assegurada?


Descaso com parturiente no Hospital dos Estivadores foi motivo de moção apresentada pelo vereador Fabrício Cardoso.



Banheiros públicos da praia

Parece, pelo menos quanto aos banheiros da orla, ter surtido efeito o pronunciamento do vereador Rui de Rosis na sessão ordinária do dia 06.03.2017. Na ocasião ele apontou  o desleixo e abandono dos próprios públicos e a falta de fiscalização da Guarda Municipal. VALEU VEREADOR!


Regina Lobão, da nossa equipe, foi investigar o estado dos banheiros públicos da orla. As fotos falam por si. Banheiros limpos, cheirosos e bem cuidados. Conversou com uma das funcionárias da limpeza, que confirmou que os banheiros são limpos rotineiramente mas, só à noite ficam sem funcionários e continuam abertos para uso da população. Os clientes dos quiosques costumam utilizá-los. Pela manhã, às 6 horas, quando o pessoal da limpeza chega, aí sim, os banheiros encontram-se bem sujos. Isso se deve ao fato de ninguém limpar durante a noite, período em que são muito utilizados pelos frequentadores noturnos da orla. Os banheiros para deficientes/bebês ficam fechados à chave, que fica em poder das funcionárias. Eis as fotos. Foram tiradas pela manhã e também às 21:30 horas da noite:










Obras paradas do Centro Cultural da Vila Progresso

Vejam no link abaixo, o vídeo do vereador Fabrício Cardoso, presidente da Comissão Permanente de Fiscalização,  a condição em que se encontra a obra. Quanto dinheiro gasto e segue deteriorando os equipamentos, acumulando larvas do mosquito Aedes Aegypti, "colecionando" excrementos humanos, e por aí vai.








         QUANTO DESPERDÍCIO!

segunda-feira, 13 de março de 2017

Passeata dos servidores municipais

Os servidores municipais realizaram uma grande passeata hoje, em protesto, porque o prefeito Paulo Alexandre não quer dar o aumento salarial a que teriam direito. Os funcionários estão em greve. Nos setores essenciais como a saúde, existe um revezamento. Flagramos a passeata em pleno Gonzaga, inclusive com a participação de aposentados.













A vereadora Telma de Souza juntou-se, hoje, na Praça das Bandeiras, para apoiar os servidores municipais em greve.

10ª Sessão Ordinária


A 10ª sessão realizada em 9.3.2017 foi atípica! Podemos dizer que houve algumas manobras, embora de acordo com o regimento interno. O expediente da mesa foi dispensado. Não houve quórum para o expediente do dia. E a sessão inicia-se com a Ordem do dia.

O Presidente da Mesa, vereador Adilson Jr, comunicou que as sessões, doravante, serão transmitidas pelo canal 9 da NET e pela página do Facebook.

Foi colocado em pauta a 2ª discussão da lei complementar 41216 do prefeito municipal que dispõe sobre as normas gerais para o exercício das atividades dos ocupantes dos cargos públicos denominados agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.   O assunto foi amplamente discutido. A vereadora Telma de Souza disse que a audiência pública realizada mais cedo, nesse dia, teve um ato de extrema civilização, afirmando que a cidade não ficará sem seu sistema de saúde em relação aos agentes. Completou comunicando que, após entendimentos, a Casa será intermediária no processo, dando um voto de confiança inicial ao prefeito. Foram discutidas e votadas emendas pertinentes. E foi o assunto do dia!


Nova chamada! Encerrada a sessão às 18:50 horas! Estranho? Nem tanto...talvez o motivo tenha sido a greve deflagrada pelos servidores municipais!

quinta-feira, 9 de março de 2017

9ª Sessão Ordinária da Câmara




Requerimento do vereador Kenny Mendes solicitando seja rescindido o contrato com a Viação Piracicabana. O vereador passou dois dias fiscalizando horário e condições dos ônibus, considerando-os insatisfatórios. Metade da frota circulando, muitos sem WI-FI  e ar condicionado. Falta de limpeza com muitas queixas de insetos nos ônibus. Número considerável de multas expedidas pela CET. A galeria da Câmara recebeu o requerimento com muitas manifestações favoráveis.





Requerimento do vereador Rui de Rosis solicitando à Assistência Social informações sobre quais providências estão sendo tomadas para minimizar o número crescente de moradores de ruas na orla e praças de nossa cidade. 

Andando na orla, o vereador pôde comprovar não só pessoas fazendo sexo em plena luz do dia, mas também o estado dos banheiros públicos da praia.  Realmente, isso é lamentável. O povo santista quer andar no calçadão da praia, sentar nos bancos, utilizar os banheiros, mas está cada vez mais difícil. Esse quadro  é diário. Isso espanta o turista que vem à Santos e não tem como utilizar um banheiro público. Ele é obrigado a ir a restaurantes e shoppings, ou, o que é pior ainda, utilizar o mar como banheiro.  As autoridades precisam tomar providências urgentes no sentido de, não só dar uma assistência maior aos moradores de rua, como também coibir a vinda  de outros. A vigilância da Guarda Municipal deveria ser mais atuante e não só ficar andando na areia em carrinhos.  E a limpeza dos banheiros, fiscalizada. Afinal de contas, não só o turista vem a Santos para aproveitar as praias, como o santista também tem o direito de passear sem ser testemunha desse quadro deprimente e triste que acontece com essas pessoas e com nossa querida praia.






Projeto de Lei do vereador Sérgio Santana solicitando ao Executivo que quando da implantação de novos pontos de iluminação pública, sejam utilizados equipamentos para utilização  de energia solar.







Resultado de imagem para relogios


O vereador Braz Antunes solicita que, não só os vereadores mas também  a população encaminhe sugestões para reformulação do regimento interno da Câmara. A vereadora Telma de Souza entende que deveriam ter mais tempo para discussão de ideia para melhoria da vida dos cidadãos.





Engraçado, por que mais tempo para discussões de ideias se tantas vezes a sessão termina mais cedo? Essa última terminou às 20:20 hs! Gostaríamos de entender! 



                                                      ESTAMOS DE OLHO!



quarta-feira, 8 de março de 2017

Prefeitura vai emprestar cadeiras de rodas

Nem todos os projetos são vetados. Que bom! O projeto de lei do vereador Sérgio Caldas Santana (PR), apresentado em 06.11.2014 foi aprovado. Transformou-se na Lei municipal nº 3350 de 07.03.2017 sancionada pelo prefeito e publicada no D.O. de 08.03.2017.

O projeto de lei do vereador resolve problemas na área de assistência social junto aos deficientes físicos cujas famílias não tem condições de adquirir uma cadeira de rodas. Vai atender, em forma de comodato, famílias de renda não superior a três salários mínimos.


terça-feira, 7 de março de 2017

Movimentos pró-moradia

Na galeria, durante a 9ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos, tivemos a oportunidade de conversar com Dona Margarida, uma das representantes do Movimento pró-moradia (em busca de moradia digna). A luta acontece desde 1993 quando ainda era prefeito o Sr .David Capistrano. Em sua gestão a  União doou algumas áreas para construção de moradias populares. Àquele tempo formaram-se, então, grupos que iniciaram as reivindicações.

 Em uma pesquisa,  verificamos que diversos movimentos, associações e cooperativas estão inscritas no CMH (Conselho Municipal de Habitação). As lideranças desses segmentos participam, por vezes, de oficinas de gestão promovidas pelo próprio Conselho. Os movimentos inscritos tem prioridade na aquisição das moradias. O fato grave da questão é que existe uma grande demora para a realização do sonho da casa própria!

O Sr Sergio Martins, então, coordenador do SPU (Secretaria de Patrimônio da União), conforme Diário Oficial de 26.11.2011, comentou que a liberação dos terrenos acontece 15 anos depois do começo das negociações entre a prefeitura e o órgão da União. Em 25.11.2011 foi assinado contrato entre o SPU e a prefeitura, gestão do ex-prefeito Papa, pelo qual foram transferidos para a cidade três áreas na Vila Mathias destinadas à construção de moradias populares. 
Só resta aos movimentos permanecerem vigilantes e levarem suas manifestações e com insistência às galerias da Câmara! 


























Estudantes visitam a Câmara


O Projeto da Mesa Diretora da Câmara de Santos, que proporciona visitas monitoradas de escolas santistas, é um exemplo de cidadania. Um incentivo às crianças, que, desde cedo, podem se familiarizar com a política, podendo fazer perguntas aos vereadores e conhecer o cotidiano da casa.

No dia de hoje, 07 de março, foram alunos do 3ºano do Ensino Fundamental I do Colégio Atlas.

Que mais visitas como essa possam ocorrer no Legislativo. Assim também se forma um CIDADÃO!




UPA Central

Um dos principais equipamentos de saúde da cidade "funciona" com total desrespeito à população.

A começar pelo atendimento nos guichês: onde estão os funcionários? Somente um!

A triagem? Uma lástima. Na farmácia? Balcão vazio...aguarde o retorno do funcionário, se quiser.

Como se não bastasse, o médico, antes de prescrever a medicação ao paciente passando mal, perde um tempo no computador para solicitar vagas de internações. COMO  ASSIM? Por que um médico tem de fazer isso?


O vereador Fabrício Cardoso, na 9ª Sessão Ordinária, teve aprovado seu requerimento, conforme abaixo: